terça-feira, 18 de maio de 2010

História da Indumentária - Década de 80


Década de 80

Os anos 80 foram caracterizados pelo exagero e pela ostentação. Foi nesta época que o jeans alcançou o seu ápice, ganhando status. E os shoppings tornaram-se o paraíso dos consumistas. Nesta época não bastava ser bem-sucedido e bem-vestido, mas sim ter um corpo bonito e saudável.
Influenciando as roupas, o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. Ele também fez ressurgir a moda de calçados baixos, como os mocassins, tanto multicoloridos como clássico.
A cartela de cores era vibrante, prezando por tons fortes e fluorescentes, com jogos de tons e contrastes.
A modelagem era ampla. As mulheres, que nesse momento ingressaram maciçamente no mercado de trabalho à procura por cargos de chefia, adotaram o visual masculino. Cintura alta e ombros marcados por ombreiras era a silhueta de toda a década, ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia. A moda masculina seguiu o mesmo estilo, com ternos folgados e calças largas. Para os acessórios, tamanho era sinônimo de atualidade.
A música se consagrou como formadora de opinião e estilo, levando ao estrelato cantoras como Madonna, que influenciou a sociedade com seu estilo livre e despudorado. O Punk, New Age e Break também merecem destaque.



Um comentário:

  1. Objetiva e interesante,gostei muito das informações postadas,as imagens das roupas são lindas.

    ResponderExcluir