sexta-feira, 14 de maio de 2010

História da Indumentária - Renascimento


Renascimento

Para os homens a roupa característica desse periodo foi o gibão, normalmente acolchoado, com ou sem mangas, abotoado à frente e com uma basque sobre o calção. Sobre o gibão, usavam a jacket , ou uma túnica aberta à frente e de grande panejamento.
Sobre o órgão sexual usavam uma espécie de suporte que tinha como funçao de adorno, era de fato um detalhe para exibir toda a masculinidade e virilidade do portador. Nas pernas usavam meias coloridas, muitas vezes com características diferentes para cada perna. Essa moda foi toda bem colorida e chamativa, sendo a masculina mais efusiva que a feminina.
Para ambos os sexos,especialmente para moda feminina, era comun o decote acentuado, com o passar do tempo,surgiu um tipo de gola,denominada de rufo, que se assemelhava a uma enorme roda,em tecido fino e toda engomada, que cresceu tanto que atingiu proporções inimagináveis. Toda essa opulência era sinônimo de prestígio social. Era normalmente branca e podia ser ornada com rendas. O rufo goi usado por homens e mulheres.
Para os pés masculinos,surgiram os sapatos de bico achatado e largo.
A moda feminina,em geral, usavam um vestido denominado de vertugado, que consistia em partes rígidas para o tronco e que, da cintura para baixo, se abria em formato cômico com armações mais rijas ainda, quase não dando efeito de movimento à peça e liberdade à usuária. As mangas desses vestidos normalmente eram longas, largas e pendiam, quase até o chão. Em seus vertugados as mulheres também faziam o uso das talhadas, e adornavam suas faces com a gola rufo.
Para os cabelos, em um primeiro momento do Renascimento, eram usados adornos mais leves como rendinhas, pérolas e tranças enroladas sobre a cabeça, e um grande costume feminino foi acentuar a testa não só esticando os cabelos para trás como também chegando a raspá-los mais proximos do alto da face.
Com o passar dos tempos, a moda feminina do vertugado acabou se transformando na fartbingale, que cresceu nas laterais dos quadris, atingindo volumes inusitados. As armações eram de madeira, arame, ou barbatanas de baleia para sustentarem todo esse exagero.
No Renascimento surgiu uma peça de grande importância para toda a história da moda que foi o corpete, que afunilava a cintura feminina de maneira bem significativa.
A moda feminina foi ganhando um significativo compromisso de seduçao ao começar a evidenciar o colo com o decote e também a cintura com o corpete.
 

2 comentários:

  1. Poxa Obrigada Anjo seu blog vai salvar minha vida amanhã na minha prova de Historia da moda e do vestuário.. bjks!

    ResponderExcluir