sexta-feira, 14 de maio de 2010

História da Indumentária - Europa Feudal


Europa Feudal

A roupa usada pelos mais ou menos favorecidos, tinha como principal diferença os tecidos e ornamentos, já que corte era muito semelhante para as distintas classes sociais. Até mesmo o tipo de fibra usada em suas túnicas, fosse a lã ou o linho, era a mesma, diferenciando-se umas das outras na qualidade técnica mais aprimorada de fiação para os privilegiados, e aspectos brutos e fiados em casa para os súditos. Os mais favorecidos chegavam a usar até mesmo a seda.
Em momentos mais cerimoniosos, as roupas eram inspiradas na corte de Bizâncio.
O fator mais importante era a quantidade de tecido usado para elaborar as roupas, que é uma forma reguladora de diferenças sociais, assim como as cores. Os camponeses usavam tonalidades discretas e sóbrias, e o mais afortunados usavam cores mais variadas e ostensivas.
O tipo de túnica usada pelso homens foi a gonelle, para os mais favorecidos, até a panturrilhas, e chegando até os joelhos para os menos favorecidos. Ela era presa ao corpo por um cinto. Por cima da túnica, havia uma capa semicircular atada ao ombro por um broche, sendo forrada de pele para os dias mais frios. Calções chamados de braies eram usados com meias por baixo das túnicas, e amarrados com bandas de tecido sobre a perna do joelho para baixo.
As túnicas femininas, com ou sem mangas, em função do clima, eram chamadas de stolla, eram presas aos ombros por broches e atadas a cintura por um cinto. Sobre os ombros usavam um lenço chamado palla, como adorno ou proteção. Também usavam um manto longo que chegava ao comprimento da túnica.
Capas com capuzes, também fizeram parte da indumentária, como forma de proteção. Para as campanhas era comum o uso de couro ou tecidos mais resistentes, inclusive a túnica, podendo ser cobertas com placas metálicas, também como fator de proteção.
Os cabelos eram iguais para ambos os sexos, longos, normalmente presos para as mulheres. Os calçados para ambos os sexos, eram de couro, dos quais tinham tiras para serem cruzadas e amarradas nas pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário