sexta-feira, 14 de maio de 2010

História da Indumentária - Romantismo


Romantismo

Os vestidos chegaram às canelas e eram bem mais ornamentados do que os do Império. A forma cilíndrica estava sutilmente se transformando em cônicas, as mangas estavam cumpridas e justas até os punhos, porém bufantes na altura dos ombros,e os decotes ficaram mais altos.
No período Romantico, tanto o preto quanto as cores faziam parte do guarda- roupa feminino, inclusive os tecidos estampados,especialmente flores ou listras.Os vestidos femininos voltaram a ter sua cintura na propria cintura que, ficou marcada pelo uso de corpete. As saias dos vestidos ganharam um volume cômico.Apareceram na moda também as enormes mangas bufantes.
O decote reapareceu,especialmente para a noite. Eram bem acentuados, e criavam o aspecto de ombro caído para a mulher.
Além das jóias, os adornos de laço, fitas, babados, flores e ornamentos,voltaram às moda feminina. Na cabeça,usavam não só os cachos caídos ,mas também os sofisticados penteados ornados com travessas, e ainda modelos de chapéus em palha ou cetim. O uso de leque era indispensável, e os sapatos tinham como principal o salto baixo.
A indumentaria masculina, não mudou quase nada. O estilo dândi manteve-se como o padrão da moda masculina,calça comprida,casaco,plastron e cartola.
Nas camisas, as golas eram altas e os pescoços eram adornados com o plastron, espécie de lenço.
Na moda masculina não usava nada de bordados,jóias ou acessórios supérfluos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário