sexta-feira, 14 de maio de 2010

História da Indumentária - Etruria

Etruria

Etruria teve seu momento de apogeu cultura por volta dos séculos VII a.C. e VI a.C. Por não terem a escrita, o conhecimento de sua cultura veio pela iconografia, especialmente a encontrada em seus túmulos.
Suas roupas eram costuradas e drapejadas e havia semelhanças entre a vestimenta de ambos os sexos, pela forma e comprimento.
Os homens usavam uma túnica e por cima drapejada pelos ombros e tórax “a tebena” uma espécie de capa.Era comum usar cores em seus tecidos e adornos nas bordas da tebena.
A túnica curta era usada somente por homens.
As mulheres usavam uma veste longa e justa, sem cinto, com meia manga e às vezes com uma abertura nas costas, fechada por fitas quando se vestia pela cabeça e ela era adornada com cercaduras decorativas. Sobre a veste, cobriam-se com uma capa longa e retangular que às vezes poderia cobrir-se a cabeça.
Ate o século V a.C. eles usavam uma espécie de bota alta, amarrada, com a ponta virada para cima.
Os etruscos demonstravam um apurado domínio e bom gosto, para a fabricação de jóias, em metais e pedras preciosas, são alfinetes, colares, braceletes, anéis, fivelas, coroas e ate mesmo caracteres de proteção, verdadeiros objetos de arte.

Curiosidade: “tebena”, ela que deu origem a uma das peças mais importantes do vestuário romano “a toga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário