sexta-feira, 14 de maio de 2010

História da Indumentária - Barroco

BARROCO
Nesse periodo, o rufo também era usado e tornou-se ainda maior.
Para a moda masculina, o gibão ampliou-se e alargou-se. Com os culottes, aconteceu o mesmo, além de terem ido até abaixo dos joelhos.
A renda estava muito em evidência em punhos e golas, tanto para homens quanto para mulheres. Já não se usava mais o rufo, que havia se transformado no cabeção, gola engomada, normalmete de renda, ligeiramente inclinada para cima na parte de trás, que parecia deixar a cabeça apoiada sobre uma base inclinada,e que vai também se transforma na gola caída, que se apoiava enormemente sobre os ombros, tanto para os homens quanto para as mulheres.
Para o gênero masculino, era muito comum o uso de botas, que eram adornadas em seus canhões com rendas. Essas botas, que de início era só para montaria, ganham status de moda.
Para as mulheres não se usava mais o vertugado e sim uma sobreposição de anáguas sob uma saia mais arredondada.
Os cabelos longos naturais masculinos entraram na moda, havia aqueles não muito dotados de cabeleira que faziam uso de perucas.A peruca transformou-se num dos elementosmais importantes da elegância masculina.
Desse momento em diante, a moda masculina desenvolveu-se muito mais que a feminina. A roupa dos homens ganhou uma identidade muito marcante: o culotte.
Por volta de 1680, os excessos começaram a perder espaço em favor de um aspecto de esplendor. Por influência oriental, os homens começaram a usar uma espécie de túnica longa que, foi se encurtando e se transformou na veste, que mais tarde, transformou-se no colete, bem comprido de início, chegando a altura dos joelhos. Usavam também o culotte, agora bem mais justo e, como complemento geral, uma casaca.
Para a moda feminina, usavam camisa de manga curta, havendo s sobrecamisa com decotes acentuados e de mangas até os cotovelos. As cinturas eram finas, marcadas pelo uso de um corpete rijo e apertado. Nos tecidos usavam cores como o vermelho-escarlate, o vermelho-cereja, e o azul-céu, mas apareciam cores mais claras como o rosa, o azul-céu e o amarelo-pálido.
Na cabeças as mulheres adornavam com um penteado denominado de à la Fontange, uma espécie de pentado com ares de despenteados, preso por fitas. Incrementavam os cabelos com rendas,toucas e armações de arame para manter de pé um volume tão alto.

2 comentários:

  1. Bom resumo mas acho que faltaram as aspas em algumas partes do texto e citar a fonte: "Historia da Moda: uma narrativa" Braga João; 2004
    Ed. Anhembi Morumbi

    ResponderExcluir