sexta-feira, 14 de maio de 2010

História da Indumentária - La Belle Èpoque



La Belle Èpoque

A moda feminina no período da Belle Époque recebeu as modificações com características específicas de acordo com as mudanças que ocorriam na sociedade.
O exagero e a ostentação reinavam e eram representadas pelo volume excessivo, pelas penas, rendas e pérolas, além de babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos nos trajes femininos.
O ideal de beleza eram as formas arredondas, estas foram ressaltadas nas curvas femininas: o espartilho era exageradamente apertado, o que deixava o corpo feminino em formato de “S”.
A moda da época era ter cerca de 40 cm de cintura, para isso muitas mulheres, não satisfeitas com o exagerado espartilho, operavam para a retirada das costelas flutuantes.
Além disso, a Belle Époque trouxe uma indumentária feminina que deixava todas as partes do corpo das mulheres cobertas por tecidos, apenas a face aparecia, até mesmo as mãos eram cobertas por luvas.
As golas altas e trabalhadas tinham a função de cobrir totalmente o pescoço das mulheres.
As anquinhas que sustentavam os volumes das saias desapareceram, porém as saias continuavam com volume, por meio do exagero de tecidos e uma forma de sino. O formato era muito estreito, o que atrapalhava até mesmo nos passos das mulheres da época.
O uso de bota era comum para esconder totalmente as canelas.
Chapéus e flores faziam parte dos acessórios que adornavam as cabeças, usados com coques.
Alguns anos se passavam na Belle Époque e surgia o hábito da prática esportiva, o que influenciou nitidamente na moda feminina, inclusive com o surgimento da bicicleta, o resultado foi um visual masculinizado nas roupas femininas.
Devido a essas mudanças, surgiu a saia-calção, um modelo bufante de peça inferior.
Outra inovação da moda feminina foi o aparecimento do tailleur, composto pela saia justa e longa e o casaco do mesmo tecido.
Como lazer, o banho de mar tornou-se comum entre as pessoas. Para essa prática, os trajes usados eram feitos de malha (em sua maioria fios de lã), além de uma capa protetora. Normalmente as mulheres usavam meias e sapatos durante o banho de mar.
A alta costura, por meio dos grandes costureiros determinava uma moda diferenciada para homens e mulheres: clássica e prática para a moda masculina e pesada para a feminina.

Um comentário:

  1. Você não sabe como me ajudou, eu estava desesperada com um trabalho de História da Moda, sobre esses estilos de indumentária, e você me deu o trabalho todim, rsrrs'
    obridagaaaaaaa mesmo ! ^^

    ResponderExcluir